quinta-feira, 22 de março de 2012

Alimentos energéticos??

Olá Pessoal..
Hoje falaremos sobre os alimentos, aliás, sobre os alimentos energéticos mais especificadamente. Isso porque dentre os alimento, podemos classificá-los como: alimentos construtores, ou seja, as proteínas; alimentos reguladores, ou seja, as frutas e verduras e por fim os energéticos que seriam as massas/açucares e as gorduras, resumidamente.
Pois bem os alimentos energéticos são os que fornecem a energia para o nosso corpo, alguns de forma rápida e outros de forma mais lenta. E é aí que entra a arte da nutrição... Qual devemos consumir? E em qual quantidade.
Eis a perguntinha que não quer calar ... O QUE EU COMO AGORA?
Pessoal a alimentação é um conjunto do seu dia, das atividades que realizada, dos horários que dispõem pra se alimentar e de tudo que já foi ingerido até o momento. Não é possível dizer ao certo sem antes realizar uma anamnese bem objetiva. Resumindo é tudo uma variável de hábitos e atividades.
Mas voltando ao assunto principal. Não existe uma regra do que devemos comer. Entretanto seja sempre sensato e aos poucos vá melhorando as escolhas do seu dia a dia.
Os alimentos energéticos servem como nosso combustível, uma vez sem energia nosso corpo fica sem força muscular, lentidão nos movimentos, cansaço e falta de vitalidade.
Então o que podemos levar em conta é que antes de atividades intensas que vão necessitar de bastante energia escolha os carboidratos (massas, açucares, pães, tubérculos, etc.). Isso por que as fontes energéticas provenientes de gorduras não são boas escolhas para energia imediata, uma vez que nosso corpo demora a metabolizar e transformar em energia, e infelizmente na maioria das vezes essa fonte acaba virando reserva de energia hoje, amanha e depois de amanha levando ao acumulo de gordura e em consequência excesso de peso. Por isso Galera, a gordura deve ser consumida com muita moderação.
TROCANDO EM MIÚDOS - exemplos de fontes energéticas:
DIVERSOS: Pães, massas, biscoitos, bolos, etc.
CEREAIS: Arroz, milho, aveia, cevada, centeio, etc.
FECULENTOS: batata, inhame, mandioca, todas as farinhas, etc.
AÇUCARES: mel, açúcares, melado, geléia, etc.
GORDURAS: óleo vegetal, azeite de oliva, manteiga, margarina.
Quero ressaltar ainda, que existem alguns erros conceituais como: o guaraná em pó ser um alimento energético. Este tem apenas alto teor de cafeína, o que conceitua-o como um alimento estimulante e não um energético.
Bem pessoal é isso. Para energia rápida coma carboidratos. As gorduras devem ser consumidas com moderação, mas precisam fazer parte da nossa dieta, uma vez que as vitaminas lipossoluveis dependem exclusivamente dos lipídeos para serem absorvidas metabolizadas e transportadas. Então mais uma vez ficamos com a mesma dica, o corpo perfeito fica mais perto quando você se alimenta bem e tem saúde. Melhore suas escolhas, nem sempre o mais gostoso é realmente mais gostoso. Pense nisso!

Lipídeos: gorduras em geral.
Carboidratos: massas, açucares, ceraias, feculentos, pães, entre outros.
Proteínas: carnes, ovos, leites e derivados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário